Endocrinologista, veja a importância do acompanhamento

Em muitas especialidades médicas é preciso manter um acompanhamento constante, principalmente se você possui alguma disfunção ou doença. Esse acompanhamento pode salvar a sua vida.


Uma dessas especialidades é o endocrinologista, uma das partes mais importantes da medicina e que é muito essencial para o cuidado humano. Essa especialidade tem o compromisso de tratar de pacientes com disfunções hormonais.


Quer saber um pouco mais sobre essa especialidade e a importância de fazer um acompanhamento? Continue lendo este post.


Para que serve o endocrinologista?


Como já falado, o endocrinologista é um médico que é responsável por cuidar do bom funcionamento dos nossos hormônios. Uma das coisas mais importantes para o bom funcionamento do corpo humano.


O sistema endócrino possui uma função muito importante para nós, ele é formado por todas as glândulas espalhadas pelo nosso corpo, a excreção de hormônios. Os hormônios são responsáveis por muitas funções.


O corpo humano depende do sistema endócrino para regular a fome, o sono, o prazer, os sentimentos, a temperatura do corpo e até a saúde sexual, sendo necessário para o funcionamento do sistema reprodutor, feminino e masculino.


Por isso, o endocrinologista é tão importante para a nossa saúde, é preciso fazer periodicamente, exames e consultas para saber como estão a produção e secreção de hormônios pelo corpo.


Esse acompanhamento é ainda mais necessário em casos de pessoas com problemas na tireóide, que é uma das glândulas mais importantes do corpo humano.


Por isso o endocrinologista é tão importante, para saber se sua saúde anda como deveria, caso apresente dificuldades no sono, desregulamento da fome, perda ou ganho de peso anormal.


Tudo isso é acompanhado por um endocrinologista, e para saber como está a saúde do seu sistema endócrino é preciso fazer esse acompanhamento.


Por que é importante o acompanhamento?


Como já citado, o sistema endócrino é essencial para a vitalidade do corpo humano, é necessário para grande parte das funções e precisa estar sempre regulado.


Mas é comum que ao longo da vida apareçam problemas relacionados aos hormônios e as glândulas que o secretam, como é o caso da tireóide, um dos casos mais comuns de disfunção hormonal.


A tireóide é a maior glândula do corpo, localizada na região do pescoço. A tireóide é responsável por diversas funções relacionadas à temperatura corporal e ao gasto energético, ou seja, sua função é metabólica.


A tireóide é muito importante pois age nas funções dos rins, fígado, coração e cérebro, sendo muito importante para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Além disso, interfere diretamente no peso, humor, memória, ciclo menstrual e fertilidade.


É muito comum que essa glândula tão importante acabe sofrendo de disfunções, como é o caso do hipertireoidismo e do hipotireoidismo, duas condições que alteram completamente o funcionamento do corpo de uma pessoa.


Outro caso que pode acontecer é a formação de nódulos nesta região, o que pode ser um pouco perigoso para a saúde do paciente, já que o nódulo pode evoluir e se expandir, causando dores, incômodos e podendo gerar até tumores.


Portanto, o endocrinologista é uma dos especialistas mais importantes para a saúde humana, é necessário fazer um acompanhamento, independente de seu quadro clínico, para checar.


Caso apresente alguma disfunção será necessário e obrigatório um acompanhamento mais próximo.


Tudo para garantir uma saúde de qualidade e uma vida longa para as pessoas. Por isso é tão importante a atuação dos endocrinologistas, que trabalham com todas essas pequenas glândulas que fazem toda a diferença para uma pessoa.


Além da tireóide, as outras glândulas são tão importantes quanto, como é o caso da hipófise, que fica em nosso cérebro, responsável pelo controle de outras glândulas.


Outra glândula que precisa muito de um acompanhamento é o pâncreas, responsável pela produção de insulina, um hormônio vital para o nosso metabolismo. A disfunção nessa glândula e a falta de produção da insulina é chamada de diabetes.


Pessoas diabéticas também necessitam de um acompanhamento, já que essa doença pode danificar tecidos e acabar com o metabolismo de uma pessoa, já que a glicose, responsável pela energia do corpo, não entrará nas células.


Por esse motivo, o acompanhamento com o endocrinologista é tão importante que muitas pessoas acabam tendo diabetes ao longo da vida e demoram para descobrir, fazendo com que elas sofram demais, até com a perda da visão.


Assim, é necessário procurar um endocrinologista e pelo menos fazer um check up anualmente, só para garantir que tudo está funcionando como deveria e que seus hormônios estão muito bem.


Em caso de apresentar essas doenças, é preciso um acompanhamento ainda mais de perto, para garantir que os tratamentos estão funcionando e que o quadro clínico não está piorando.


Portanto, o endocrinologista é uma das especialidades mais importantes da medicina, já que muitos problemas acabam estando ligados a essa área de conhecimento do corpo humano.


Quer saber mais? Acesse o site do Otorrino em Balneário Camboriú - Cóclea Clínica.



Endocrinologista, veja a importância do acompanhamento

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo