Você sabe o que é Otoplastia?

Você já ouviu falar de otoplastia? Otoplastia é um procedimento cirúrgico que está voltado para a correção do espaçamento entre as orelhas.


A orelha, mesmo sendo uma parte do corpo que não chama tanto atenção, é muito importante esteticamente e para autoestima de muitas pessoas. Quando as orelhas são abertas demais, conhecidas como a famosa orelha de abano, pode fazer com que algumas pessoas sofram muito com isso, não só na fase adulta, mas desde criança.


Esse problema na orelha é muito comum, para corrigir esse problema é preciso realizar o procedimento da otoplastia. É uma alternativa encontrada por muitas pessoas, a cirurgia vai moldar novamente a orelha de forma que deixa ela harmoniosa com o restante do corpo.


A cirurgia de otoplastia para a correção da proporção, posição ou da forma das orelhas é realizada com um objetivo de torná-las proporcionais à fisionomia. Porém, além de estética, também pode tratar defeitos como a ausência de parte do órgão causado por traumas ou até mesmo de nascença dependendo do caso.


Mas como é feito esse procedimento? Quer saber mais? Então continue lendo este artigo.


Cirurgia de Otoplastia


É um processo simples na verdade, para realizar a cirurgia será feita uma incisão atrás da orelha, onde o médico vai retirar uma pequena parte da cartilagem daquela região. Dessa forma as orelhas vão ficar mais próximas da cabeça, ficando da proporção adequada e mais harmoniosa com o restante do rosto.


O procedimento dura cerca de 30 minutos, claro que tudo depende do caso de cada paciente. É possível receber alta no mesmo dia dependendo de como foi o procedimento, caso tenha sido tranquilo, será liberado, porém o paciente terá que tomar para que a recuperação não tenha nenhum problema.


Pós operatório


O médico vai fazer um curativo no local onde foi retirada a cartilagem e será necessário usar uma faixa durante dias e evitar qualquer trauma no local da cirurgia, como atividades físicas onde tem a possibilidade de ter contato físico com outras pessoas, práticas de esportes por mais ou menos dois meses.


O resultado da cirurgia vai depender do que o paciente desejava, que mais incomodava em relação a orelha e claro, o que era possível o médico fazer para não colocar o paciente em risco.


Nos primeiros dias já poderá ser possível ver algum resultado mesmo com todo o inchaço que terá no local, mas o que ficará realmente próximo ao resultado final será apenas depois de 30 dias. Os resultados finais completos só vão ser percebidos depois de mais ou menos 60 dias.


Outro cuidado que é necessário é a exposição ao sol, o paciente deve ao máximo evitar ter contato com com o sol para evitar manchas no local da cirurgia e inchaço.


Além disso, é indicado que fique de repouso durante 15 dias para ter uma recuperação mais completa.


Também é bom evitar coçar a região que foi feita a incisão, caso o paciente coçar muito a região, corre o risco de romper os pontos e com isso, prejudicar o resultado final e até mesmo ter que voltar para realizar uma nova cirurgia. Além disso, pode causar inflamações no local, o que será ainda pior na hora da cicatrização.


Quem pode fazer a cirurgia de otoplastia?


A cirurgia só é indicada para crianças maiores de 6 anos, por causa do processo de formação do corpo. É nessa idade que o tecido da orelha deixa de crescer e os riscos de o problema voltar são menores.


Além disso, qualquer pessoa que esteja em um bom estado de saúde e que tenha problemas com a proporção da orelha, ou sofreu algum acidente, ou não está satisfeito com o formato da sua orelha e acha que não é proporcional com a cabeça pode realizar o procedimento.


Quais são as vantagens?


Como já falamos no começo, uma das vantagens é ajudar na autoestima da pessoa, de fato quem tem a orelha desproporcional com a cabeça pode sim ter problema de autoestima e além disso, é muito vantajoso para pessoas que sofreram algum tipo de trauma.


Outra vantagem da otoplastia é que não deixa cicatrizes profundas, vai melhorar a aparência da orelha assim como já falamos, recuperando a autoestima. Também pode ser considerado como vantagem que é um procedimento relativamente rápido e também tem uma rápida recuperação quando a pessoa segue todas as orientações médicas.


Como você pôde ver, a Otoplastia é um procedimento simples e rápido, e vai além de uma estética, pode ajudar a corrigir erros que podemos ter na nossa orelha. Claro que é necessário procurar o profissional certo e de confiança para realizar esse procedimento, já que se der errado pode prejudicar a audição também.


Quer saber mais? Acesse o site do Otorrino em Balneário Camboriú - Cóclea Clínica.




Você sabe o que é Otoplastia?

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo