Adenoidectomia

A Adenóide  vulgarmente também chamada por "carne esponjosa" as vezes, é uma estrutura composta de tecido linfóide (um tecido de defesa) situada na rinofaringe (uma região na transição do nariz com garganta logo acima do palato mole (céu da boca), portanto, não é possível vê-la apenas com exame físico, sendo necessário exames como Radiografia ou a endoscopia nasal.

A adenóide tem pico de crescimento por volta dos 3 aos 6 anos, tendendo a regressão após esse período até meados da adolescência. 

Algumas vezes seu crescimento seu crescimento é exagerado, obstruindo a rinofaringe, dificultando a respiração nasal especialmente de crianças na faixa etária dos 2 aos 8 anos. Pode ainda ser causa de ronco e infecções de ouvidos de repetição. Nessas situações a cirurgia estará bem indicada.

A adenoidectomia é o procedimento cirúrgico de remoção da adenóide. O procedimento é feito sob anestesia geral, sem cortes ou pontos externos, é realizado uma curetagem da adenóide feita de dentro da boca. O procedimento também pode ser feito por via endoscópica nasal.

Em geral é uma cirurgia rápida com alta no mesmo dia da internação.